A arte no Renascimento (Leonardo da Vinci)

Introdução

O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que aconteceu na passagem da Idade Média para a Moderna, começou na península Itálica.
Os renascentistas rejeitavam o período que mediou, Idade Média, diziam que era a idade das trevas, pois as artes não foram desenvolvidas. Decidiram renovar essas artes se inspirando na cultura greco-romana, no homem e na natureza.
Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci e Michelangelo Buonarroti.
     
Desenvolvimento
Capítulo 1 – Leonardo da Vinci


Nas artes das pinturas e esculturas, os artistas do Renascimento basearam-se na observação do mundo e nos princípios matemáticos e racionais como: harmonia, equilíbrio e perspectiva (fundo). Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci e Michelangelo Buonarroti.
Leonardo da Vinci foi um importante artista renascentista italiano, nasceu em 1452. Ele pintou varias obras famosas como Gioconda (Mona Lisa), A Última Ceia, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Retrato de Músico, São João Batista, Leda e o Cisne. 
 É considerado um gênio, pois se mostrou um excelente anatomista, engenheiro, matemático, músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor.
De suas invenções podemos citar: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino.
Seus trabalhos científicos foram: homem vitruviano, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões.
            Leonardo da Vinci é considerado o pai da técnica do sfumato. Esta técnica consiste em criar gradientes perfeitos numa pintura, criando luz e sombra.
A influência do gênio Leonardo da Vinci para o Renascimento foi muito grande. Ele abriu caminho e deu credibilidade aos estudos da anatomia, geologia, biologia, entre outros.
            “Quem pouco pensa, muito erra”.

Considerações Finais

            O Renascimento foi um movimento cultural que contrariava a Idade Média.
            Na época renascentista Leonardo da Vinci foi muito importante para o desenvolvimento da pintura, ciência e arquitetura.
            Desenvolveu invenções que hoje em dia já existem, desenvolveu a técnica do sfumato e abriu novos caminhos para o conhecimento.
Foi um excelente anatomista, engenheiro, matemático, músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor.

“A sabedoria é filha da experiência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta postagem foi útil para você?
Comente aqui na página!
Selecione a opção Nome/URL, coloque seu nome ou apelido e se desejar adicione seu URL (Não é obrigatório).

Se encontrou algum erro comunique para que possamos arrumar.
Obrigada pela sua colaboração!

Desafio dos jardins RESPOSTAS

Nome do amigo Cultivo 1 Cultivo 2 Cultivo 3 Cultivo 4  Zick  maçã  cereja castanha p...