Muay Thai


O Muay Thai, também conhecido como boxe Tailandês, é um esporte originado na Tailândia, com mais de 1000 anos de existência e por sua popularidade, na época em que surgiu, o treinamento também era ensinado nas escolas e obrigatório para os soldados.
Já no Brasil o Muay Thai chegou em 1979 com Nelio Naja. No ano 1980 foi inaugurada a primeira associação e em 1981 foi disputado o primeiro campeonato entre o Rio de Janeiro e o Paraná, onde Rio de Janeiro foi a campeã.
Curiosidade: Na Tailândia o Muay-Thai é conhecido como a "luta da liberdade" ou "arte dos livres".

Alguns ritos de luta
MONGKON – Objeto que é colocado na cabeça do lutador pelo professor para dar sorte.
RAM MUAY – Ritual que mantém os espíritos do mal a distância, usado sempre antes das lutas com finalidade de que nada aconteça ao lutador e ao seu mestre.
KRUANG ou PRAJIED – Corda trançada que vai no braço do aluno para indicar sua graduação.

Regras:
Duração do combate: No Muay Thai, cada combate tem a duração de 5 rounds e cada round dura três minutos. Existe um período de descanso de dois minutos.
O que é proibido:
·         A utilização de cabelos longos e/ou barba é proibida;
·         Serem utilizados protetores nas canelas;
·         Serem utilizadas qualquer tipo de joias ou materiais metalizados;
·         O uso de vaselina, gordura ou qualquer tipo de substância similar, pois assim um lutador tem uma vantagem desleal sobre o seu oponente;
·         Ter qualquer deficiência física;
·         Ter menos de 15 anos de idade;

O final da luta:
·         Quando um lutador é derrubado e é incapaz de continuar a lutar dentro da contagem de 10 segundos;
·         Quando alguém não cumpre com as regras da modalidade;
·         Quando decide-se o vencedor através do sistema de pontuação;

            O Muay Thai é hoje o símbolo nacional tailandês, sendo o esporte mais praticado no país.
É uma arte marcial conhecida como oito armas, pois a prática é feita usando os joelhos, pés, cotovelos, canelas e punhos. 



_____________________________________________

Referências
http://www.infoescola.com/artes-marciais/muay-thai/
http://www.cbmuaythai.com.br/cf/extra.asp?id=1#.VyJT2nErLIU
http://www.boxetraining.com.br/

Uruguai


Dados principais:

Capital: Montevidéu
População: 3,5 milhões de habitantes (estimativa 2014)
Área: 176.215 km²
Densidade Demográfica: 20 hab./km2
Moeda: Peso uruguaio
Nome Oficial: República Oriental do Uruguai
Data Nacional: 25 de agosto (Dia da Independência)
 

História

A época da colonização do Uruguai foi marcada pela constante disputa entre espanhóis e portugueses.
Em 1821, o Uruguai foi ocupado e anexado ao território brasileiro, a partir de uma aliança entre os brasileiros e os portugueses. A região foi chamada de Província Cisplatina.
Em 1825 os brasileiros foram expulsos com a liderança do uruguaio Juan Antonio Lavalleja, ajudado por tropas argentinas. Juan Antonio Lavalleja proclamou a independência uruguaia na mesma ocasião, o que só foi reconhecido por brasileiros e argentinos em 1828, através do tratado de Montevidéu.

Economia

Produtos Agrícolas: cana-de-açúcar, arroz, trigo, cevada, milho, batata, sorgo e outros cereais.
Pecuária: bovinos, caprinos, ovinos e aves.
Mineração: ouro e pedras semipreciosas.
Indústria: alimentícia, vestuário, petroquímica, têxtil, carvão, química, bebidas, veículos e artigos de couro.

População

População com alta natalidade e poucos idosos, principalmente por parte dos homens.
A população uruguaia está concentrada, principalmente, em Montevidéu e suas cidades metropolitanas.

Vegetação, Relevo e Hidrografia.

A vegetação típica do Uruguai é composta essencialmente de prados de ervas elevados, compostos gramínea (mais de 400 espécies).
Seu relevo apresenta planícies na maior parte do território e também existem colinas baixas.
Seu rio principal é o Rio Negro.



Machu Picchu


Machu Picchu, também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, no vale do rio Urubamba no atual Peru. 
Localização
A cidade histórica de Machu Picchu localiza-se na Cordilheira dos Andes.
Encontra-se a 2400 metros de altitude.
Em função de sua localização de difícil acesso, foi apelidada de "a cidade perdida".
Localizada a 110 km da capital, Cusco. 
O que era Machu Picchu?
Era uma cidade do Império Inca, que durou de 1438 a 1533 e ocupava, no auge, uma área do norte do Chile ao sul da Colômbia.
Machu Picchu servia, provavelmente, como uma mistura de centro de astronomia, local de culto e casa de campo do imperador Pachacútec.
O Peru foi o berço da civilização inca, a mais avançada da América pré-colombiana. Ali estão alguns dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo, como as fabulosas ruínas da cidade de Machu Picchu, que atraem turistas de todas as partes do planeta
Curiosidades
Foi encontrada  pelo professor e antropólogo norte-americano Hiran Bingham, em 1911.
Foi construída numa região alta, pois os incas acreditavam que assim estariam mais próximos dos deuses.
É formada por um conjunto de construções de pedras em ruínas. São casas, templos, aquedutos, praças e degraus (terraços em que os incas praticavam agricultura). Mostra o grau de desenvolvimento de conhecimentos urbano, arquitetônico e tecnológico da civilização inca.



Anabolizantes Esteroides

Os anabolizantes esteroides são drogas derivadas do hormônio testosterona e são conhecidos, principalmente, pelos efeitos que causam nos músculos. Esteroides têm o propósito de aumentar a massa muscular e força, por isso algumas pessoas fazem uso dos esteroides anabolizantes, pois acreditam também que melhoraria a aparência física.            No entanto, essas substâncias também têm outros efeitos, como crescimento do pelo facial, acnes, engrossamento da voz, distúrbios do comportamento, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e podem colocar em risco a vida do usuário. Os anabolizantes esteroides podem ser de várias formas: pílulas, cremes, tabletes, gotas sublinguais e injetáveis. Ao parar de usar essas drogas, as pessoas podem passar por uma severa depressão.                                                                                                                Essas drogas fazem mal para o corpo. Se você quer ter corpo bonito com músculos definidos o melhor é fazer atividades físicas e ter uma boa alimentação. Leva tempo, mas pelo menos você ficará saudável.




Células



  • As células são a menor unidade viva do corpo.
  •  As células são compostas de estruturas chamadas organelas que realizam diversas funções fundamentais para a vida.
  • Todos nós já fomos uma única célula, o zigoto, que se dividiu formando tecidos, órgãos, sistemas e o organismo de um novo ser vivo. 
  • As células não podem ser vistas a olho nu, somente pelo microscópio óptico ou pelo microscópio eletrônico. 
  • O micrômetro e à milésima parte do milímetro, é usado para medir o tamanho das células. 
  • No corpo de um ser humano adulto existem cerca de 65 trilhões de células. 
 A estrutura celular.
  •  Membrana plasmática: película que envolve a célula e que controla a entrada e saída de substâncias.
  • Citoplasma: material gelatinoso, o citossol, onde as organelas estão mergulhadas. No citoplasma ocorre as transformações químicas da célula. 
  • Ribossomos: pequenos grãos encontrados espalhados pelo citoplasma ou grudados no retículo endoplásmatico. Os ribossomos são responsáveis pela fabricação de proteínas. 
  • Retículo endoplasmático: é dividido em retículo endoplasmático granuloso e retículo endoplasmático liso que são responsáveis pelo transporte de substâncias: o granuloso, que contém ribossomos, transporta proteínas e o liso produz lipídios e os transporta de um lugar para outro da célula.
  • Complexo Golgiense (Complexo de Golgi): é responsável por armazenar proteínas, para depois serem lançadas para fora da célula.
  • Mitocôndria: responsável pela extração de energia dos nutrientes através da respiração celular aeróbia, onde: Glicose + oxigênio = gás carbônico água + energia.
  • Lisossomos: responsáveis pela digestão dos alimentos e pela digestão de organelas desgastadas, fazendo assim a renovação das partes da célula.
  • Vacúolo: realiza a digestão de substâncias na célula.
  • Núcleo: é o centro de comando da célula. Contém cromossomos, onde se encontra o DNA que é feito de gene, que, por sua vez, controlar produção de proteínas na célula. Dentro do núcleo existe o nucléolo que acumula o material químico de formação de ribossomos.
  • Centro celular: formado pelos dois centríolos que ajudam nos movimentos dos cromossomos quando a célula se divide em duas.

Os Incas




Sobre

Inca inicialmente era o título dado ao governante do império fundado pelo povo quíchua na região norte onde é hoje o Peru. Os espanhóis traduziram a palavra como ‘‘imperador’’ e, mais tarde, o termo passou a ser usado para se referir ao povo e ao império formado por ele.
Os Incas  viveram  na região da Cordilheira dos Andes. Os atuais povos indígenas do Peru são descendentes dos Incas.
Um mito Inca dizia que os incas tinham origem divina, por isso eram chamados de  ‘‘filhos do sol’’.



Sociedade

O imperador, conhecido como Inca ou Filho do Sol, possuía grande poder e privilégio; seu cargo era hereditário. Abaixo dele estavam os sacerdotes e os chefes militares, todos saídos da nobreza.
Depois vinham os artesãos, responsáveis pela cura das doenças, os soldados, os contabilistas, os projetistas e os funcionários públicos. Esses profissionais viviam em cidades e eram sustentados pelo governo, que armazenava riquezas com os impostos cobrados das comunidades camponesas.



Agricultura e Pastoreio

Hoje se sabe com registros arqueológicos que por volta do ano de 1400, os Incas viviam da agricultura do pastoreio das terras altas (temperadas e frias) da cidade peruana de Cuzco.
Os Incas tinham uma agricultura desenvolvida, utilizavam um sistema de irrigação de escadas, onde plantavam milho, feijão, batata e pastoreavam  lhamas e alpacas.
As lhamas e alpacas era utilizadas como meio de transporte, além de retirar lã, carne e leite. 



O Kipu

O Kipu era um sistema numérico que os Incas inventaram, ele registrava datas e quantidades. Durante a conquista da América os espanhóis queimaram milhares de Kipus, que certamente poderiam ter-nos revelado muito sobre os incas e sua história.




Machu Picchu

A cidade foi erguida nas montanhas, a cerca de 2400 metros de altitude. Escadarias foram cavadas na própria montanha, ligando palácios, templos, casas e guarnições.
Abandonada e esquecida pouco depois da chegada dos espanhóis, Machu Picchu foi redescoberta pelo arqueólogo Hiram Bingham, somente em 1911.

Luta olímpica

A Luta foi o primeiro meio de ataque e defesa.
É um dos esportes competitivos mais antigos do mundo, aparecendo em pinturas no Egito com mais de 5000 anos. Desde a Grécia Antiga, a luta era praticada como treinamento militar. A moderna luta greco-romana foi desenvolvida na França no início do século XIX (19), e era parte do treinamento dos soldados de Napoleão.

  • A primeira participação da luta em Jogos Olímpicos foi em Atenas, 1896.
  • O primeiro torneio feminino foi disputado em Atenas, 2004.
  • O termo inglês "wrestiling" dá nome ao torneio de luta olímpico, tanto na modalidade greco-romana como no estilo livre;
  • Wrestiling quer dizer o princípio da luta: segurar, prender, imobilizar.

Estilo Livre e Greco Romano
A pontuação e as regras são as mesmas.
O objetivo é imobilizar o adversário de costas para o chão e, além disso, golpes baixos, estrangulamento, dedo no olho e puxões de cabelo são proibidos.
Os combates são disputados em três rounds de dois minutos cada. Caso nenhum dos atletas consiga imobilizar seu adversário, a luta é decidida por pontos, que variam de acordo com os golpes e punições aplicados.
A diferença entre o estilo, Livre e Greco Romano, está em um simples aspecto:
No estilo Greco Romano não é permitido utilizar os membros inferiores (pernas e pés) nem para o ataque nem para a defesa. A luta é feita com as mãos = a habilidade de controlar e manipular as mãos e braços do adversário. No estilo greco-romano, os lutadores só podem dar golpes acima da cintura.
Já na luta livre são permitidos golpes usando pernas e braços e os lutadores usam as pernas para dar rasteiras, envolver ou prender o adversário.
  Ajuda na formação de um corpo definido, há um rico repertório de movimentos, desenvolve sua coragem, firmeza, virilidade e perseverança. Desenvolvimento das capacidades motoras, raciocínio, agilidade, destreza, conhecimento corporal, força explosiva, isometria, flexibilidade, e maior autoconfiança.


Proibido ações que possam machucar o adversário, como o estrangulamento, chutes e socos.

  • POR QUE TREINAR?
Ajuda na formação de um corpo definido, há um rico repertório de movimentos, desenvolve sua coragem, firmeza, virilidade e perseverança. Desenvolvimento das capacidades motoras, raciocínio, agilidade, destreza, conhecimento corporal, força explosiva, isometria, flexibilidade, e maior autoconfiança.

Metais de Transição




—Características:
—Estão localizados entre os grupos 2A e 3A da Tabela Periódica.
—Têm propriedades metálicas como: o brilho metálico (prateado ou dourado), elevada condutividade térmica e elétrica, alta refletividade...
—São duros em temperatura ambiente.


—Os Elementos ( Exemplos):

—Escândio
—Símbolo: Sc
—Número atômico: 21
—Descoberto em 1879

O óxido de Escândio (Sc2O3), é usado para a produção de lâmpadas.




—Titânio
—Símbolo: Ti
—Número atômico: 22
—Descoberto em 1791

Titânio está presente em implantes dentários e próteses ósseas.




—Vanádio
—Símbolo: V
—Número atômico: 23
—Descoberto em 1801

É usado para produzir aços resistentes à corrosão e aços rápidos.




—Crômio
—Símbolo: Cr
—Número atômico: 24
—Descoberto em 1797

Usado como camada superficial, produz uma superfície dura, de bom aspecto e resistente à corrosão.




—Manganês
—Símbolo: Mn
—Número atômico: 25
—Descoberto em 1774

Pode estar presente em ligas metálicas, como por exemplo, com alumínio.




—Ítrio
—Símbolo: Y
—Número atômico: 39
—Descoberto em 1794

O óxido de ítrio é usado para a produção de granadas.




—Zircônio
—Símbolo: Zr
—Número atômico: 40
—Descoberto em 1789

Os sais de zircônio estão substituindo o chumbo nas tintas para melhorar a secagem.




—Nióbio
—Símbolo: Nb
—Número atômico: 41
—Descoberto em 1801





—Molibdênio
—Símbolo: Mo
—Número atômico: 42
—Descoberto em 1778





—Tecnécio
—Símbolo: Tc
—Número atômico: 43
—Descoberto em 1939
—Radioativo!





—Háfnio
—Símbolo: Hf
—Número atômico: 72
—Descoberto em 1923





—Tântalo
—Símbolo: Ta
—Número atômico: 73
—Descoberto em 1802





—Tungstênio
—Símbolo: W
—Número atômico: 74
—Descoberto em 1783





—Rênio
—Símbolo: Re
—Número atômico: 75
—Descoberto em 1925





—Rutherfórdio
—Símbolo: Rf
—Número atômico: 104
—Descoberto em 1964





—Dúbnio
—Símbolo: Db
—Número atômico: 105
—Descoberto em 1967





—Seabórgio
—Símbolo: Sg
—Número atômico: 106
—Descoberto em 1974





—Bóhrio
—Símbolo: Bh
—Número atômico: 107

—Descoberto em 1981





Socialismo



            No mundo, existem dois tipos de sistema político-econômico: o capitalismo e o socialismo. O sistema capitalista vigora desde as Grandes Navegações. No entanto, o capitalismo não estava agradando algumas pessoas. Foi assim que surgiu o socialismo.                                                                                                                     
            Enquanto o capitalismo é voltado ao lucro, o socialismo procura um beneficiamento das duas partes da população, pobre e rica.



            O Socialismo surgiu no final do século XVIII e no inicio do século XIX. Somente no século XX entrou em vigor.
Pode ser caracterizado pela distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo assim a distância entre ricos e pobres.
Socialismo é uma ideia política e econômica, é a ideia de implantação de um modelo de sociedade mais justa, para extinguir a sociedade de classes.
Foi criado para confrontar o liberalismo e o capitalismo. Propõe a extinção da propriedade privada e divisão desigual da renda.
Os principais seguidores desse pensamento foram Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882) e Robert Owen (1771-1858), conhecidos como criadores do socialismo utópico.
Outros pensadores que se enquadram no socialismo científico são os conhecidos Karl Marx e Friedrich Engels.
Nesse sistema todos os bens e propriedades particulares seriam de todas as pessoas, ou seja, tudo seria público.


IPCC


  
            O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas foi criado, em 1988, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) para estudar o problema das mudanças climáticas.
O objetivo é avaliar a informação científica disponível sobre os efeitos das mudanças climáticas, destacar seus impactos ambientais e socioeconômicos e traçar estratégias para dar respostas adequadas ao fenômeno.
            Reúne 2.500 cientistas de mais de 130 países. O IPCC está aberto a todos os países-membros do PNUMA e da OMM. Cada governo possui um grupo de especialistas para coordenar as atividades relacionadas com o painel no seu respectivo país.
            Foi estudado sobre o efeito estufa que foi a base para as discussões durante a ECO-92, no Rio de Janeiro.
Dispõe de três grupos de trabalho para a elaboração de suas publicações: GT-I avalia os aspectos científicos do sistema climático e do fenômeno das mudanças do clima.
GT-II examina a vulnerabilidade dos sistemas humanos e naturais frente ao impacto das mudanças climáticas, as consequências dessas mudanças e analisa as possibilidades de adaptação a elas.
GT-III, por sua vez, avalia as possibilidades de mitigação das mudanças climáticas e a limitação das emissões de gases de efeito estufa.

            O Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC), a cada cinco anos publica um relatório de avaliação de mudança do clima. Isso ajuda na conscientização das pessoas e faz com que elas pensem sobre e depois comecem a agir contribuindo para a preservação da natureza e a não poluição.



Átomos


  • Toda matéria é constituída de partículas muitíssimo pequenas, os átomos.   
  • A palavra átomo significa "indivisível", o que não é verdade.

John Dalton concluiu que todas as substâncias são formadas por átomos, que se parecem com esferas maciças, que eles têm de carga elétrica neutra, que átomos do mesmo elemento são iguais e não podem ser criados ou destruídos, mas ele estava errado ao afirmar sua indivisibilidade, indestrutibilidade e que não pode ser criado um novo átomo.

 Thomson propôs um modelo em que uma esfera, carregada positivamente, tinha elétrons de carga negativa incrustados em sua superfície.




Rutherford concluir que o átomo é composto por um pequeno núcleo carregado positivamente e rodeado por uma grande esfera que contém elétrons (a eletrosfera) onde existem espaços vazios. Também sugeriu a existência do nêutron.

Modelo átomo nuclear (aceito hoje): o átomo é formado por uma região central extremamente pequena, o núcleo, em torno do qual giram partículas, constituindo outra região, a eletrosfera. 


  • O átomo não é maciço pois a maior parte é composta por espaços vazios.

  • O núcleo contém prótons e nêutrons de massa representada por 1 cada.

  • A eletrosfera contém prótons de massa desprezível representada por 1 dividido por 1836.

  • O átomo compõe-se de várias partículas e pode ser quebrado, dividido.

 Bohr comparou o movimento dos elétrons com os dos planetas ao redor do Sol. Além dos elétrons da eletrosfera girarem ao redor do núcleo descrevendo orbitas circulares, eles também estão organizados em camadas e cada uma possui certa energia e está a certa distância do núcleo. São os níveis de energia. Cada um só comporta um número determinado de elétrons:



 A distribuição dos elétrons nas camadas obedecem a algumas regras:
  1. os elétrons devem ocupar primeiro a camada eletrônica mais próxima do núcleo.
  2. depois que essa camada estiver preenchida passamos para câmara seguinte.
  3. última camada de um átomo não pode ficar com mais de oito elétrons com exceção da camada k que não pode ter mais que dois elétrons.

Próton: carga positiva (+1) 1p+
Elétron: carga negativa (-1) 0ē-
Nêutron: carga neutra (0) 1n0


Massa Partícula Carga

  • Elementos químicos são conjuntos de átomos com mesmo número de prótons em seu núcleo. São nomeados por símbolos e cada elemento possui um símbolo químico que é único e exclusivo.
O símbolo atômico pode vir acompanhado de informações como:

  • o número atômico (z) = número de prótons = número de elétrons. Z = p = ē
  • o número de massa (A) = número de nêutrons (n) + número de prótons. A = n+p ou A = n+Z
Representado assim: A X Z
 (x = qualquer símbolo)

  • Íon: quando o número de prótons é diferente do número de elétrons.
- Cations: são retirados elétrons  e assim o átomo fica mais positivo.
- Ânion: são adicionados elétrons e assim o átomo ficar mais negativo.
  • Iso = igual
- Isótopos: mesmo número de prótons em átomos diferentes.
- Isotonos: átomos com mesmo número de nêutrons.
- Isoeletrônicos: mesmo número de elétrons.
- Isóbaros: mesmo número de massa (A).

Curiosidade: O tamanho do átomo é medido em ANGSTRONS que equivale à 10-10  metro.

Tabela periódica


Permite que se realizem buscas para localizar elementos químicos pelas características sem ao menos saber seu nome.



A tabela periódica está organizada:

    • os elementos químicos aparecem assim:


    • os elementos estão agrupados por familiares que são as colunas de elementos com propriedades químicas semelhantes. Grupos de 1 a 18.
    •  existem 7 linhas chamadas de períodos ou séries.
    •  os elementos estão organizados em ordem crescente de número atômico.
    •  os elementos da série dos lantanídeos e dos actinídeos fazem parte do grupo 3 mais são localizados na parte de baixo para que a tabela fiquei mais compacta.

Elementos Químicos


Elementos Químicos



  • Elementos químicos são conjuntos de átomos com mesmo número de prótons em seu núcleo. São nomeados por símbolos e cada elemento possui um símbolo químico que é único e exclusivo. Estão divididos em:

METAIS
      Possuem brilho e cor cinza (prateada), com exceção do ouro;
      Conduzem bem o calor e a eletricidade;
      São ducteis (possíveis de esticá-los ou comprimi-los, sem que se rompam ou quebrem – produção de fios);
      São maleáveis (flexíveis, dobráveis – possibilita a formação de lâminas), principalmente quando aquecidos;
      Sólidos em temperatura ambiente, exceto o mercúrio (Hg), que é líquido;
      Fundem em altas temperaturas;
      Tendem a perder elétrons, obtendo carga positiva, tornando-se cátions;
      Representam 75% de todos os elementos
      São divididos em: Metais alcalinos
      Metais alcalinoterrosos                                                     
      Metais de transição
      Semimetais

METAIS ALCALINOS
      Recebem esse nome pois vem de alcalino ¨álcali¨ (cinza das plantas), como o sódio e o potássio;
      Grupo 1, exceto o hidrogênio (não é metal);
      Macios;
      Densidade e ponto de fusão baixos;
      Reagem com a água, produzindo gás hidrogênio e bases.

METAIS ALCALINOS
      Hidrogênio não é metálico;
      São semelhantes, mas não são encontrados juntos;
      São extremamente reativos por isso, não são encontrados livres na natureza;
      As soluções aquosas resultantes das reações destas substâncias com a água são alcalinas.

METAIS ALCALINOS
      Os elementos dessa família devem ser guardados imersos em querosene, pois em contato com o oxigênio e a umidade do ar reagem violentamente, produzindo gás hidrogênio, que sofre combustão.

LÍTIO
      É obtido da ambligonita e é usado para produzir bateria para marca-passo; medicamentos (antidepressivos); ligas ultraleves; cerâmica e vidro;
      Características: metal macio, baixa densidade e muito reativo.

SÓDIO
      Sua principal matéria-prima é o cloreto de sódio, componente do sal de cozinha. O sódio é utilizado para a produção de lâmpadas, soda cáustica, sabão, vidro, bicarbonato (fermento, antiácido, extintor).
      Características: metal macio, baixa densidade, muito reativo.

METAIS ALCALINOTERROSOS
      São assim nomeados, devido seus óxidos serem chamados de terra.
      Metais do grupo 2.
      Reagem com halogênios para formar sais iônicos e com água para formar hidróxidos fortemente básicos.
      Mais duros que os metais alcalinos.
      Os elementos dessa família também são bastante reativos;
      O cálcio é mais reativo do que o magnésio e sua reação com a água produz hidrogênio.

      MAGNÉSIO
      É obtido da magnesita e dolomita e é usado em flash fotográfico, fogos de artifício, ligas leves, leite de magnésia, talco. O magnésio está presente no pigmento das plantas chamado clorofila.
      Características: metal mais duro que o Na, baixa densidade, menos reativo que o Na (sódio).

      SEMIMETAIS
      Propriedades intermediárias entre os metais e os não metais;
      Também chamados de ametais ou metalóides;
      Sólidos, quebradiços e brilhantes;
      Funcionam como isolante elétrico à temperatura ambiente;
      Quando aquecidos são condutores elétricos
      Exemplo: boro, silício, germânio, arsênico, antimônio, telúrio e polônio
      Utilizados na fabricação de chips, transistores, baterias solares e certos polímeros.

      METAIS DE TRANSIÇÃO
      Encontram-se entre os grupos 2A e 3A;
      Apresentam propriedades físicas metálicas ;
      Alta refletividade;
      Brilho metálico prateado ou dourado;
      Elevada condutividade térmica e elétrica;
      Tendência a serem mais duros e fundir-se a temperaturas mais altas.

      LANTANÍDIOS
      Formam parte do grupo 6 da tabela periódica;
      Localizam-se abaixo dos outros elementos, junto com os actinídios – tabela mais compacta;
      São chamados de terras raras porque se encontram na forma de óxidos;
      Esses elementos são encontrados em grandes quantidades na crosta terrestre.

      ACTINÍDIOS
      Nome proveniente do elemento actínio;
      Formam parte do período 7 da tabela;
      Constituem um total de 15 elementos (desde o número 89 até o 103);
      Os elementos apresentam características semelhantes entre si;
      Todos os seus isótopos são radioativos.

      NÃO METAIS
      Maus condutores de calor e de eletricidade;
      Em temperatura ambiente são sólidos (enxofre), líquidos (bromo) e gasosos (flúor);
      A maioria são frágeis, como o iodo;
      Normalmente ganham elétrons, adquirindo carga negativa (ânions)
      Temperatura de fusão para a maioria dos sólidos é baixa;
      Temperatura de ebulição para os líquidos também é baixa.
      O elemento cloro (Cl) é encontrado na forma de gás cloro (Cl2). É um gás esverdeado, com odor característico, e sua aspiração pode provocar forte irritação das vias respiratórias. Foi utilizado como arma química na Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
      Tanto a grafita como o diamante são constituídos pelo elemento químico carbono (C). A grafita é o único ametal que conduz corrente elétrica. Suas temperaturas de fusão e ebulição são elevadas.

      CALCOGÊNIOS
      Vem do grego ¨khalkos¨ = cobre e ¨genos¨= família de origem nobre – originário do cobre;
      Todos são não-metais;
      O polônio é o único radioativo;
      Grupo 6A;
      Oxigênio – mais eletronegativo, apresentando ligações com caráter mais iônico.

      HALOGÊNIOS
      Formador de sais;
      Grupo 7A;
      Utilizados em tratamentos de ferimentos (iodo), purificação da água (cloro) ou na limpeza dentária (flúor);
      O único não tóxico é o iodo (sistema hormonal), se em contato com a pele pode ocasionar lesões, seu vapor é irritante aos olhos e mucosas.

      GASES NOBRES
      Nobre – aquele que evita as pessoas comuns;
      Não combinam com os demais elementos e têm gases com baixa reatividade;
      Grupo 0 ou 8A;
      São constituintes menos abundantes na atmosfera;
      São encontrados nos letreiros luminosos, nas lâmpadas incandescentes, em balões de gás;
      Têm 8 elétrons na última camada, o que lhes confere maior estabilidade.



Tabela Periódica



Desafio dos jardins RESPOSTAS

Nome do amigo Cultivo 1 Cultivo 2 Cultivo 3 Cultivo 4  Zick  maçã  cereja castanha p...