Jogo de Xadrez

No xadrez deve haver a participação de dois jogadores.
São 32 peças, sendo um rei, uma rainha (dama), dois bispos, duas torres, dois cavalos, oito peões. O tabuleiro deve ter 64 casas.




O objetivo  do jogo é dar um "xeque mate" ao rei do adversário, fazer com que ele não possa se mover sem ser morto. Quando a captura do rei for só ameaça deve-se dizer "xeque".
A captura ocorre quando uma peça toma a posição de outra peça adversária.

Movimentos das peças:

  • Torre: se movimenta pra trás, para frente, direita e esquerda quantas casas quiser e não pode pular nenhuma peça. Vale 5 pontos.
  • Bispo: se movimenta na diagonal quantas casas quiser e sem pular peças. Vale 3 pontos.
  • Cavalos: se movimenta em "L", ou seja, duas casas para frente/trás e uma casa para um dos lados e vice-versa. É a única peça que pode pular outras peças. Vale 3 pontos.
  • Rainha: é a peça mais valiosa. Ela pode ir para frente, trás, direita, esquerda e diagonal quantas casas quiser, mas não pode pular peças. Vale 9 pontos.
  • Rei: se movimenta apenas uma casa em qualquer direção. Não pode ficar em uma casa sob ataque do adversário.
  •  Peão: só pode ser movimentado para frente. No primeiro lance pode andar duas casas e a partir do segundo lance só pode andar uma casa. Na captura de peças  o peão deve estar na diagonal da peça a ser capturada. Quando um peão alcançar a última linha do tabuleiro pode ser substituído por: uma dama ou uma torre ou um bispo ou um cavalo. O peão vale 1 ponto.
Movimentos especiais:
  • Movimento rock: são utilizados o Rei e uma Torre. As peças devem estar na posição inicial e as casas entre elas vazias e sem que estejam sob ataque. O Rei andar duas casa na direção à Torre e a Torre pula o Rei ficando ao seu lado.



  • Movimento "en passant" (de passagem): captura feita somente pelos peões que estiverem na quinta linha ou pelos peões que estiverem na quarta linha do tabuleiro. O movimento do peão adversário, que está na posição inicial, deve ser de andar duas casas. O peão adversário ficará ao lado do peão da quinta/quarta linha, este deve andar uma casa para diagonal ocupando a casa por onde o outro passou. Assim o peão que estava na posição inicial é capturado pelo da quinta/quarta linha.





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