O Capitalismo pode ser
caracterizado por ter um foco na arrecadação de lucros e capitais (dinheiro).
Capitalismo é o sistema econômico
e social em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios,
entre outros) e o capital são propriedade de um dono.
Capitalismo Comercial:
Ocorreu no século XV e XVI durante as Grandes Navegações. Atividade de comércio através do escambo de produtos como as especiarias, pedras preciosas, seda e madeira. Ocorreu na Europa, Ásia e Oceano Atlântico. As inovações foram a caravela, o astrolábio e a bússola. Consequências: colonialismo.
Capitalismo Industrial:
Ocorreu no século XVIII e XIX com a atividade de industrialização e produção de energia. Produtos como os tecidos e produtos industrializados. Ocorreu na Europa, Inglaterra, França e Alemanha. As inovações foram a máquina à vapor, o tear mecânico, o motor e o trem. Consequências: poluição.
Capitalismo Financeiro ou Monopolista:
Ocorreu no século XIX e XX durante a Segunda Revolução Industrial tendo atividades bancárias e bolsa de valores. Produtos como os derivados do petróleo e ações. Ocorreu na Europa e nos Estados Unidos com as inovações como o motor à combustão, sociedades anônimas e a comunicação. As consequências foram as guerras.
Atual fase do Capitalismo:
Começou no século XX, em 1945, e vem até os dias de hoje com as atividades econômicas e globalização. Com os produtos eletrônicos, microeletrônicos, e produtos de organização global econômica. Vem ocorrendo por todo o mundo com as inovações da telecomunicação e transporte. As consequências são a dolarização da economia baseada no ouro e integração da economia mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esta postagem foi útil para você?
Comente aqui na página!
Selecione a opção Nome/URL, coloque seu nome ou apelido e se desejar adicione seu URL (Não é obrigatório).
Se encontrou algum erro comunique para que possamos arrumar.
Obrigada pela sua colaboração!