- As células são a menor unidade viva do corpo.
- As células são compostas de estruturas chamadas organelas que realizam diversas funções fundamentais para a vida.
- Todos nós já fomos uma única célula, o zigoto, que se dividiu formando tecidos, órgãos, sistemas e o organismo de um novo ser vivo.
- As células não podem ser vistas a olho nu, somente pelo microscópio óptico ou pelo microscópio eletrônico.
- O micrômetro e à milésima parte do milímetro, é usado para medir o tamanho das células.
- No corpo de um ser humano adulto existem cerca de 65 trilhões de células.
- Membrana plasmática: película que envolve a célula e que controla a entrada e saída de substâncias.
- Citoplasma: material gelatinoso, o citossol, onde as organelas estão mergulhadas. No citoplasma ocorre as transformações químicas da célula.
- Ribossomos: pequenos grãos encontrados espalhados pelo citoplasma ou grudados no retículo endoplásmatico. Os ribossomos são responsáveis pela fabricação de proteínas.
- Retículo endoplasmático: é dividido em retículo endoplasmático granuloso e retículo endoplasmático liso que são responsáveis pelo transporte de substâncias: o granuloso, que contém ribossomos, transporta proteínas e o liso produz lipídios e os transporta de um lugar para outro da célula.
- Complexo Golgiense (Complexo de Golgi): é responsável por armazenar proteínas, para depois serem lançadas para fora da célula.
- Mitocôndria: responsável pela extração de energia dos nutrientes através da respiração celular aeróbia, onde: Glicose + oxigênio = gás carbônico + água + energia.
- Lisossomos: responsáveis pela digestão dos alimentos e pela digestão de organelas desgastadas, fazendo assim a renovação das partes da célula.
- Vacúolo: realiza a digestão de substâncias na célula.
- Núcleo: é o centro de comando da célula. Contém cromossomos, onde se encontra o DNA que é feito de gene, que, por sua vez, controlar produção de proteínas na célula. Dentro do núcleo existe o nucléolo que acumula o material químico de formação de ribossomos.
- Centro celular: formado pelos dois centríolos que ajudam nos movimentos dos cromossomos quando a célula se divide em duas.